Fibra Óptica

"Fibra óptica é um filamento de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) até vários milímetros." - Wikipédia

A transmissão da luz pela fibra segue um princípio único, independentemente do material usado ou da aplicação: é lançado um feixe de luz numa extremidade da fibra e, pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra por meio de reflexões sucessivas.

A luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas, da ordem de dez elevado à nona potência a dez elevado à décima potência, de bits por segundo (cerca de 1Gbps), com baixa taxa de atenuação por quilômetro. Porém, a velocidade de transmissão total possível ainda não foi alcançada pelas tecnologias existentes.






No Japão, já está disponível um serviço de internet oferencendo velocidades de dowloads de até 1Gb (Aproximadamente 125 Mb por segundo!), por um preço equivalente ao serviço de 2 Mb oferecido no Brasil.

Abaixo segue um video do serviço disponível em Portugal:

0 comentários:

Postar um comentário