Akhenaton e a Rosa Cruz (AMORC)

Akhenaton, cujo nome inicial foi Amen-hotep IV (ou, na versão helenizada, Amenófis IV), foi um grande faraó da XVIII Dinastia egípcia. A historiografia credita esta personalidade com a instituição de uma religião monoteísta entre os egípcios, numa tentativa de retirar o poder político das mãos dos sacerdotes, principalmente aqueles do deus Amon da cidade de Tebas.

Tambem é dito que Akhenaton foi o grande responsável pelo inicio de uma das maiores fraternidades existentes hoje em dia, a Rosa Cruz (AMORC - Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz). Muitos rosacruzes acreditam que ele realmente é o fundador da fraternidade à quase três mil e quinhentos anos atrás. Este faraó teria recebido influências da escola-de-mistérios criada pelos altos sacerdotes do Egito antigo à quatro mil anos atrás.

Akhenaton introduziu a cruz e a rosa como símbolos e adotou a CRUZ ANSATA Como emblema a ser usado por todos os mestres da ordem. Ele faleceu no dia 24 de julho de 1350 a.C.





Eu e o Volg já estivemos na grande Loja da Rosa Cruz em São Paulo, e apesar de tudo, é um lugar bem legal, aberto ao público de vez em quando, com meditações e palestras (Nada convencionais).

"Akhenaton era um homem inebriado de divindade, cujo espírito respondia com uma sensibilidade e inteligência excepcionais, as manifestações de Deus em si. Um espírito que teve força de disseminar idéias que ultrapassavam o âmbito da compreensão de sua época e dos tempos futuros"

(Breasted)

0 comentários:

Postar um comentário