Bebidas Alcoólicas

Ao ingerir bebidas alcoólicas que tem como ingrediente principal o etanol, o organismo passa a sofrer alterações e incômodos. E dependendo da quantia de álcool os efeitos acabam sendo nocivos, causando problemas. Veja a sua ação no:

Cérebro – A molécula de etanol levada pelo sangue chega ao cérebro, que estimula os neurônios a liberar uma quantia a mais de Serotonina. (Substância que regulariza o prazer, humor e ansiedade) deixando a pessoa desinibida e eufórica.

Se a ingestão de álcool continuar, outros neurotransmissores são afetados. O etanol inibe a liberação do glutamato, que regula o gaba. Sem o controle do glutamato, mais gaba é liberado no cérebro, fazendo os neurônios trabalharem menos e deixando a pessoa sem coordenação e até descontrolada.

Estômago – A mucosa do estômago fica irritada com o etanol, desregulando a digestão e aumentando a produção de ácido gástrico no órgão. Deixando a pessoa com sensação de enjôo e mal-estar.

O vômito funciona como um mecanismo de autodefesa, contra a ação agressiva do álcool no estômago.

A bebida alcoólica sobrecarrega o fígado e pode causar danos a circulação sanguínea, quando consumida sem moderação.

Isto indica o por que a pessoa fica de “ressaca” no dia seguinte, isto é, o corpo gastou muita energia para digerir os copos e copos com álcool do dia anterior.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas foi estimado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e cerca de 2 milhões de pessoas no mundo são atingidas pelo vício e desse número possivelmente 64 milhões poderão perder a vida em conseqüência da ingestão em excesso.

Tais excessos podem causar: Acúmulo de gordura no fígado, cirrose, pancreatite, hepatite alcoólica, descamação da pele, gastrite, danos cerebrais como demência e perda da sensibilidade das pernas



Porém, nen tudo é desgraça:

O resveratrol, antioxidante abundante no vinho tinto, desacelera a deterioração do organismo, sobretudo as funções cardiovasculares ligadas à idade, segundo o observado em cobaias submetidas a um regime alimentar normal.

Adultos idosos que consomem de uma a sete doses de bebidas alcoólicas por semana podem viver mais e com menor risco de complicações cardiovasculares que os que não bebem.

A cerveja é uma excelente fonte de vitaminas essenciais. É especialmente rica em vitaminas do complexo B, por exemplo, tiamina, riboflavina, piridoxina e folatos. Um estudo científico recente veio sugerir que a piridoxina (vitamina B6) presente na cerveja dá uma protecção adicional aos seus consumidores contra as doenças cardiovasculares. cerveja contém, por copo (de teor equivalente de álcool), mais do que duas vezes os antioxidantes do vinho branco e apenas metade dos que contém o vinho tinto. Contudo, muitos dos antioxidantes do vinho tinto são constituídos por moléculas de elevado peso molecular que, por isso, não são tão facilmente absorvidos pelo organismo como as moléculas mais pequenas presentes na cerveja.


Clique para ampliar a matéria do jornal.

0 comentários:

Postar um comentário