Crop Circles, os Círculos nas colheitas

Círculos nas colheitas (Crop Circles) é um termo usado para se referir aos conjuntos de figuras geométricas desenhados em grandes campos cultivados amassando as plantas em partes da plantação. Estas figuras são melhor observadas de um ponto mais alto fazendo pouco sentido quando são observadas no nível da plantação.

O fenômeno já foi observado em vários países em todo o mundo, começando pela Inglaterra na década de 70. Desde então foram sugeridas várias explicações que envolvem desde acontecimentos naturais a visitas de extra-terrestres. De fato círculos nas colheitas é um assunto recorrente na ufologia. Na cultura popular o assunto é muito explorado, sendo alvo de inúmeros filmes e livros.



É verdade que a maioria desses circulos são feitos pelos humanos, em busca de fama, mas alguns são tão complexos, que possuem uma exatidão matemática incrível a ponto de ser praticamente impossível uma reprodução humana, ainda mais em uma escala tão grande... como é o caso do crop circle mais famoso, o de Milk Hill, totalmente simétrico:




Ou o do Crop Circle de Stone Henge, que de tamanha exatidão, significa o número PI, o número mais misterioso da matemática:



Segundo o site CUB, foi um astrofísico aposentado, Mike Reed, que notou que o desenho de aparência "banal" escondia algo muito mais complexo. Bastava completá-lo, traçando o raio do círculo em correspondência aos sulcos, para evidenciar a mensagem escondida: o numero 3,141592654, que representa exatamente os primeiros nove algarismos do "PI - grego", seguido de um 4 em vez de um 3.

O professor Reed intuiu que o pequeníssimo círculo, que a área que na foto está á direita do centro da formação, representava a vírgula do "PI - grego", logo depois seguido dos restantes dos algarismos.
"Para um estudioso com facilidade em matemática, foi bastante fácil. Todos nós nos recordamos que na escola o "PI - grego" nos permite calcular á área de um círculo, mas de todos os números esse parece ter vindo de outro mundo. Abaixo a explicação de como o astrofísico detectou o número PI no crop circle:



Fonte: CUB

0 comentários:

Postar um comentário